Regulamento

Regulamento

1. As candidaturas ao Prémio Vencer o Adamastor serão individuais, podendo concorrer qualquer cidadão português, ou residente em Portugal comprovadamente há pelo menos 3 anos, com menos de 40 anos de idade à altura da data limite de apresentação de candidaturas.
2. O prémio consiste num valor monetário de 20.000€ e um diploma com uma menção do júri.
3. Os trabalhos submetidos deverão ter um único autor, constituindo o envio a este prémio um compromisso de honra de autoria do trabalho e de autenticidade do mesmo.
4. Os trabalhos deverão ter significativa componente nas áreas da eletrotecnia e computação e enquadrar-se numa das áreas da Association for Computing Machinery 1 (ACM) ou do Institute for Electrical and Electronics Engineers 2 (IEEE).
5. Serão aceites trabalhos em língua portuguesa ou inglesa, originais ou com base em trabalhos publicados nos cinco anos que antecedem a data limite de fecho do concurso.
6. Os trabalhos deverão possuir alta qualidade e originalidade científica, podendo incluir resumos de teses de mestrado e doutoramento e/ou ser baseados em trabalhos anteriormente publicados.
7. Os trabalhos deverão ser submetidos de forma anónima no website disponibilizado para o efeito e ser identificados apenas pelo pseudónimo do autor, devendo as autorreferências ser devidamente anonimizadas.
8. A ligação entre o pseudónimo e a informação sobre a identidade do autor, que será preenchida separadamente no formulário, será suportada pelo sistema de submissão e revelada apenas após a decisão do júri.
9. A apresentação dos trabalhos deverá cumprir os seguintes requisitos:
a. Um máximo de 30 páginas A4, com fonte não inferior a 11pt com espaçamento simples.
b. Margens mínimas de 2.5cm.
10. Para além do trabalho propriamente dito, deverão ser explicitados
a. Um resumo até 1000 caracteres, incluindo espaços.
b. Área em que se insere o trabalho de acordo com a classificação ACM ou IEEE.
c. Até seis palavras-chave que identifiquem o assunto do trabalho.
d. Uma identificação das contribuições originais do autor.
11. O júri reunir-se-á presencialmente, em local e data a definir para cada edição, sendo os custos da reunião integralmente suportados pelo INESC.
12. Na selecção do trabalho vencedor, serão tomados em linha de conta os seguintes critérios:
a. A qualidade científica do trabalho apresentado;
b. As contribuições específicas do candidato;
c. O potencial impacto prático, económico e social, dos resultados obtidos
13. A atribuição do prémio será feita em cerimónia pública, organizada conjuntamente pelo INESC e pelo Jornal Público, em local e data a definir para cada edição.
14. Os vencedores das várias edições do prémio mantêm-se como titulares únicos dos direitos de autor sobre as obras premiadas.
15. O INESC e o Público poderão publicar, em formato e data a definir, excertos ou resumos dos trabalhos que forem vencedores do prémio.

1 https://dl.acm.org/ccs
2 https://www.ieee.org/content/dam/ieee-org/ieee/web/org/pubs/ieee-taxonomy.pdf

  • logo-inescid-lisboa
  • logo-inov-inesc
  • logo-inesc-mn
  • logo-inesc-coimbra
  • logo-inesctec